Camada de RedeComunicação IPRedes

Controle de congestionamento

O controle de congestionamento deve ser realizado para que uma rede não fique sobrecarregada. Conheça aqui como é realizado o controle de congestionamento em redes IP.

Imagine a hipótese de que os roteadores estejam sobrecarregados. Eles receberam tantas informações e de tantas redes que eles não conseguem mais processar ou mesmo encaminhar os datagramas recebidos. Quando esta situação ocorre, dizemos que a ocorre o congestionamento da rede.

É possível de se imaginar que, se um roteador está congestionado ele consiga aliviar a carga de trabalho, notificando os transmissores para que diminuam o envio informações. Os roteadores fazem isto. Quando a rede está congestionada, eles enviam descartam o datagrama e enviam um datagrama especial (ICMP Source Quench) informando sobre o congestionamento.

Assim, que o host recebe este datagrama especial ele deveria diminuir o envio de informações até que a rede se estabilize.

A figura abaixo ilustra a mensagem Source Quench.

Para Refletir

Existem algumas boas ideias que simplesmente não funcionam. Uma delas é a mensagem Source Quench. Inclusive, em 2012, este tipo de mensagem foi descontinuado com a RFC 6633 [https://tools.ietf.org/html/rfc6633].

Você sabe dizer porque a mensagem souce quench foi descontinuada?

Muitos roteadores não implementaram corretamente este tipo sinalização para controle de congestionamento. Além disso, quando um usuário encontra lentidão ao acessar um site é comum que ele pressione o botão “F5”.

Isto faz reiniciar toda a conexão, gerando mais tráfego do que se ele tivesse aguardado 5 ou 10 segundos. Sob estas circunstâncias, quando o usuário passa por lentidão, ele aumenta o problema reiniciando as conexões e gerando mais tráfego na rede, consequentemente, causando mais lentidão.

Como você pode observar até aqui, a Internet é formada por diversos protocolos distintos. Estudamos a tecnologia ethernet em camada de enlace e o protocolo IP na camada de Rede. Você viu que o protocolo IP oferece mecanismos de endereçamento, roteamento e fragmentação. Você aprendeu que o protocolo IP consegue entregar mensagens a qualquer computador conectado à rede por causa do roteamento. E viu que o IP trata a sobrecarga na rede com o controle de congestionamento.

Você estudou com mais profundidade o roteamento. Descobriu que grandes provedores de Internet são conhecidos como Sistemas Autônomos e que estes utilizam protocolos EGP para comunicarem entre si. Descobriu também que as demais organizações e residências podem utilizar protocolos IGP para administração de suas redes. Vimos dois principais tipos de protocolos IGP: o vetor de distância, cujo principal é o RIP e o estado de enlace, cujo o principal representante é o OSPF. Você viu que o protocolo IP possui um mecanismo básico para evitar congestionamento na rede, a mengsaem ICMP source quench: quando um roteador está sobrecarregado, ele descarta pacotes, informando o rementente sobre o ocorrido.

Neste post apresentamos informações sobre o controle de congestionamento: um mecanismo das redes de computadores que busca evitar que a rede fique sobrecarregada.

Caso você queira conhecer como os computadores entregam as informações desde a origem até o destino, você pode ler nosso post sobre Roteamento Dinâmico e Roteamento por estado de enlace e Roteamento por vetor de distância.