Segurança Cibernética

Atores no mundo da segurança cibernética

Existem diversas pessoas interessadas no tema de segurança da informação. Geralmente, essas pessoas são categorizadas de acordo com seus interesses ou conhecimentos. Como se trata de assunto relativamente novo, existe também certa confusão na utilização dos termos que identificam essas pessoas. Esses termos são: hackers, crackers, script kiddies, abordados a seguir. 

a) Hackers

Os hackers são pessoas com bastante conhecimento técnico e entusiastas nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Comunicação etc., que buscam criar e inovar. Normalmente, desenvolvem hardwares e softwares que funcionem de acordo com suas próprias necessidades. Os hackers são considerados pessoas bem-intencionadas. É comum utilizar o termo hacker ético para reforçar o caráter da pessoa envolvida. Também são conhecidos como white hats (chapéu branco, do inglês).

b) Crackers

Do outro lado, existem os crackers. Eles também possuem conhecimento técnico avançado, mas utilizam este conhecimento que possuem para o mal. Crackers invadem sistemas, roubam informações e as comercializam, de acordo com seus próprios interesses. Também são conhecidos como black hats (chapéu preto, do inglês). É comum que crackers se associem com quadrilhas e organizações criminosas para o roubo de cartões de crédito, entre outras fraudes.

c) Script Kiddies

Os script kiddies são usuários leigos, com pouco conhecimento técnico, mas o suficiente para procurar e executar ferramentas de segurança. Estes usuários utilizam as ferramentas desenvolvidas por hackers ou crackers para obter algum resultado, como, por exemplo, a pichação de sites na Internet. Ao longo do tempo, seus conhecimentos vão aumentando, a ponto de se tornar um hacker ou cracker.

Na realidade, as definições não são tão simples e exatas conforme apresentado. Por exemplo, não é possível dizer que existam apenas mocinhos ou bandidos. Neste sentido, existem pessoas que atuam profissionalmente como white hat e que mantém outra vida no espaço cibernético como black hats. Estas pessoas são conhecidas como gray hats (chapéu cinza, em inglês).

Para Refletir

Classificar as pessoas de acordo com as suas intensões é uma tarefa bastante árdua. Em 2013, Eduard Snowden revelou informações sobre o monitoramento que a Agência de Segurança Norte-americana estava realizando <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/entenda-o-caso-de-edward-snowden-que-revelou-espionagem-dos-eua.html>.

Para muitos, Snowden é considerado um defensor dos direitos civis e da privacidade. Para outros, ele é considerado um traidor da pátria.

O que você pensa sobre os vazamentos de dados realizados pelo Eduard Snowden? Você teria o mesmo comportamento se descobrisse que o governo está monitorando outras pessoas?