Inteligência Competitiva

O processo de inteligência

Neste post apresentaremos as informações sobre o processo de inteligência.

O que é inteligência?

De acordo com os dicionários, a palavra inteligência pode ser entendida como a “faculdade ou capacidade de aprender, compreender ou adaptar-se facilmente” (FERREIRA, 2011) ou “faculdade de compreender” (BUENO, 1996).  É pela importância da inteligência para a espécie humana que nos denominamos de Homo Sapiens. Em estudos contemporâneos, a inteligência tornou-se objeto de inúmeros trabalhos das mais diversas áreas. Destacam-se a psicologia, as ciências sociais, da computação, organizacional, e na arte da guerra.

Oliveira-Castro e Oliveira-Castro (2001) realizaram um estudo sobre as definições e o uso do termo inteligência na Psicologia. Nesta área, a inteligência tem sido utilizada para descrever características biológica dos indivíduos, processos cognitivos o funcionamento do sistema nervoso, assim como os fenômenos relacionados ao conceito de inteligência.

Na Ciência da Computação, os estudos relacionados à inteligência estão concentrados no ramo da Inteligência Artificial. Nestes estudos utilizam quatro abordagens: pensando como humano; pensando racionalmente; agindo como seres humanos; e, agindo racionalmente. Computadores inteligentes precisariam ter a capacidade de processamento de linguagem natural, representação do conhecimento, raciocínio automatizado e aprendizado de máquina (NORVIG; RUSSELL, 2013).

Do ponto de vista sócio organizacional, a inteligência também é objeto de estudo. Antes de tratarmos especificamente sobre inteligência, apresentamos na sessão a seguir uma breve distinção entre o conceito de dados, informações, conhecimento e inteligência.

Ainda sobre o processo de inteligência…

Você pode conhecer as definições sobre dados, informações e inteligência, além de as definições de inteligência e contrainteligência.