Comunicação IPRedes

A Camada de Enlace

A Camada de Enlace é a responsável por conectar dois dispositivos diretamente entre si. Você sabe quais são as funções dessa camada?

As funções da camada de enlace:

Lembra-se que a Internet foi desenvolvida em plena guerra-fria? 

Um de seus objetivos era que a rede deveria sobreviver à perda uma parte da rede sem que isto afetasse as comunicações existentes. Daqui para frente, chamaremos essa parte da rede de sub-rede ou segmento de rede.

A camada de enlace (as vezes também chamada de interface com a rede) se descreve como transmitir informações entre dois dispositivos de uma mesma sub-rede, em um serviço não orientado à conexão (ou serviço de datagrama).

O serviço não orientado a conexão ocorre quando os dados podem ser enviados sem a necessidade de nenhuma configuração ou negociação prévia. Ele também é conhecido como serviço de datagrama porque é muito semelhante à entrega de telegramas oferecido pelos Correios:

  • O remetente leva uma carta a uma agência dos Correios.
  • A agência entrega a carta na central.
  • A central envia a carta até a central do destinatário.
  • O entregador entrega a correspondência ao destinatário.

No serviço não orientado a conexão, não existe a garantia de que o destinatário irá receber a mensagem enviada. Também não existe nenhuma confirmação do recebimento das mensagens enviadas.

Atualmente, os principais protocolos mais utilizados da camada de enlace são a Ethernet (IEEE 802.1), Wireless LAN (IEEE 802.11). Entretanto existem muitos outros protocolos da camada de enlace.

Principais tecnologias da camada de Enlace

Existem muitos outros protocolos da camada de enlace. Entre eles podemos citar:                

Ao longo desta disciplina vamos nos concentrar no protocolo Ethernet (IEEE 802.3), que pode ser considerado hoje o protocolo mais utilizado para as redes de computadores. Além disso, diversas tecnologias como o WIFI (IEEE 802.11) são baseadas do Ethernet.

Para saber mais

Se você quiser saber mais informações sobre o funcionamento da Internet, consulte nossos posts sobre: