Comunicação IPRedes

A camada de Aplicação

A camada de Aplicação é utilizada pelos aplicativos (softwares) para a comunicação de dados. Nesse post, você irá conhecer as principais funções e os principais protocolos da camada de Aplicação.

Principais funções da camada de Aplicação

Os diferentes softwares utilizam diferentes protocolos de aplicação. No modelo TCP/IP a camada de aplicação é responsável por realizar o controle das sessões e a correta apresentação dos dados, além das aplicações em si, que veremos mais adiante.

Uma sessão consiste em identificar adequadamente o usuário que diz estar utilizando a aplicação. A maneira mais simples de fazer isso é com login e senha. A sessão deve ser controlada desde o momento em que você se identifica em uma rede social até o momento que você sai da rede.

Entendendo o que é sessão

Você pode já ter passado por problemas de sessão.

Se você utiliza um computador de outra pessoa e entra no Facebook, você deve fazer o logoff da rede. Caso contrário a outra pessoa poderá, mesmo sem querer, publicar informações em seu nome.

Como se sabe, um dado pode ser representado de diversas formas. A apresentação preocupa-se em como interpretar adequadamente um texto, imagem, vídeo. Chamamos essa interpretação de semântica dos dados.

Além disso, para eficiência da rede a informação transmitida pode ser comprimida e para não ser lida por terceiros pode ser criptografada. A apresentação também se preocupa com a compressão e a criptografia das informações.

Principais protocolos da camada de aplicação

Os protocolos mais comuns da camada de aplicação são o DNS, NTP e SYSLOG que funcionam sobre o UDP e o SMTP, POP3, IMAP e HTTP que funcionam sobre o TCP.

Como vimos anteriormente, o DNS (RFC 1034, RFC 1035) é utilizado para a resolução de nomes de domínios. O NTP (RFC 5905) é um protocolo utilizado para sincronizar o relógio de computadores conectados à Internet. O SYSLOG (RFC 5424) é um protocolo utilizado para enviar logs de um computador para outro.

SMTP, POP3 e IMAP são protocolos relacionados ao serviço de correio eletrônico (e-mail). O SMTP (simple mail transfer protocol ou protocolo de transferência de e-mail simples, RFC 821) é utilizado para o envio dos e-mails, enquanto o POP3 (Post Office Protocol versão 3, RFC 1939) e o IMAP (Internet Message Access Protocol ou protocolo de acesso a mensagens da Internet, RFC 1730) são utilizados para receber nos computadores os e-mails enviados pela Internet.

O protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, RFC 2068) é, sem dúvida, um dos principais protocolos de aplicação da Internet. O HTTP é o protocolo responsável pela transferência de documentos entre os nossos computadores e os servidores na Internet.

É importante dizer que o hipertexto é um conceito fundamental para a compreensão do funcionamento da Internet. O hipertexto permitiu publicar texto, imagens, áudio, vídeo e até programas em um único documento. Outra característica do hipertexto é a ligação entre um e outros através dos links. Isso pode parecer simples hoje, mas são os links foram a grande revolução que possibilitou a ligação de documentos com conteúdos relacionados.

Para saber mais

Se você quiser saber mais informações sobre o funcionamento da Internet, consulte nossos posts sobre: