Segurança Cibernética

Introdução à segurança cibernética

O computador é uma invenção relativamente recente na história humana. Há pouco mais de 40 anos, os mainframes estavam limitados ao ambiente de grandes empresas e grandes universidades.  Por volta dos anos 1980, surgiram os primeiros computadores comercializados com o foco em pessoas, criando o conceito de computador pessoal. Por volta dos anos 1990, os computadores pessoais foram amplamente conectados à Internet, criando o que conhecemos hoje como espaço cibernético. No anos 2000, surgiram os smartphones, computadores diminuíram de tamanho, ganharam mobilidade e novas funcionalidades.  Observe que estamos falando de um processo de evolução ao longo dos anos. Todos esses dispositivos possuem um ancestral em comum: a máquina de Von Neumann.

Para Saber Mais

Leia o artigo “Von Neumann: suas contribuições à Computação”, de Tomasz Kowaltowski, para conhecer mais a fundo a obra e o legado de John Von Neumann.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141996000100022

No ano de 1945, John Von Neumann propôs o desenvolvimento de um dispositivo que tinha a capacidade de armazenar os seus programas em sua própria memória, do mesmo modo que os dados são armazenados. Uma ideia simples e genial: em vez de criar um computador para cada finalidade, podemos criar um software que será executado no hardware. O desenvolvimento deste hardware de uso genérico e software tinham o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de novas funcionalidades e recursos aos seus usuários, sem a necessidade do desenvolvimento de um novo hardware.  Assim, com conhecimento técnico necessário, programadores poderiam desenvolver as funções que desejassem para o hardware – seja para o bem, seja para o mal.

Nos anos 1960 e 1970, a existência de computadores conhecidos como mainframes era exclusiva de grandes corporações e universidades. Esses mainframes eram raros e, raramente, estavam interconectados entre si. Existiam inúmeros bugs nos hardwares e softwares utilizados.

No início da era dos computadores pessoais, por volta dos anos 1980, os computadores eram mais utilizados de forma pessoal, sem estarem conectados em uma rede. Ainda assim, pela falta de mecanismos de proteção adequados, sofríamos com vírus de computador que se espalhavam por meio de disquetes.

Como se sabe, dados, informação e conhecimento são recursos de grande valor em nosso tempo. A partir do momento em que os computadores passaram a ser mais utilizados de maneira interconectada, nos anos 1990, novas vulnerabilidades surgiram, levando a uma maior preocupação com a proteção dos dados. Deste modo, dados armazenados, em processamento ou em transmissão, precisam ser protegidos.

Além disso, os dispositivos interconectados ficam acessíveis por longos períodos. Tornou-se muito comum não desligar o computador. Por vezes, estes dispositivos não são monitorados pelos seus usuários ou administradores. Como existem pessoas mal-intencionadas, estamos sujeitos a ataques contra nossos sistemas e que buscam roubar nossos dados e nossas informações. Essas pessoas mal-intencionadas passaram a explorar as redes e os sistemas, buscando por vulnerabilidades e muitas vezes invadindo-os.

Para saber mais…

Para saber mais, consulte também nossos posts relacionados à segurança cibernética: