Segurança Cibernética

Porque se preocupar com segurança cibernética?

Na era da informação, grande parte das empresas tem na informação o seu principal ativo. Perder uma informação ou ter informação furtada causa grandes prejuízos financeiros e, até mesmo, um impacto negativo à imagem da empresa.

Em 2016, entre as 20 empresas mais valiosas dos Estados Unidos, seis eram da área de tecnologia da informação. Empresas como Apple, Google, Microsoft e Oracle criam poucos produtos tangíveis para a sociedade. A maior parte de seus produtos e serviços é apenas informação. Como essas empresas conseguem monetizar simples informações que passamos a elas?

http://exame.abril.com.br/mercados/as-50-maiores-empresas-americanas-em-valor-de-mercado/

Vamos analisar agora a área de finanças. Considere, por exemplo, as informações dos correntistas de um banco. Qual o impacto que perda ou o vazamento de tais informações provocaria ao seu negócio? Você confiaria seus recursos financeiros a um banco invadido?

É possível observar que as empresas de tecnologia da informação ganham dinheiro com o utilizando as informações que passamos para elas com o auxílio de técnicas estatísticas e de inteligência artificial. Com isso, as empresas obtêm informações valiosas sobre os nossos interesses e comportamento, vendendo-as aos seus clientes sobre a forma de anúncios ou relatório de tendências.

Nesse novo mercado a credibilidade é fator crucial. As empresas devem utilizar os dados de maneira transparente e garantir, no mínimo, a confidencialidade e privacidade das informações compartilhadas por seus usuários. Um banco – ou outra empresa qualquer – que não ofereça garantias adequadas de segurança da informação está fadado ao fracasso.

Somente uma observação: ao longo desta e das próximas aulas, utilizaremos o termo “recursos computacionais” para nos referirmos a todo o conjunto de dispositivos com capacidade de processamento e comunicação de dados. O termo inclui os computadores, mainframes, notebooks, smartphones, smart tvs, tablets etc.

Para saber mais…

Para saber mais, consulte também nossos posts relacionados à segurança cibernética: