Espaço Cibernético

O que é Espaço Cibernético

O termo espaço cibernético é um conceito relativamente novo. O termo é geralmente associado às áreas de tecnologia da informação e comunicação. No entanto, trata-se de um termo mais amplo e abrangente, como apresentamos nesta sessão. Você sabe o que é espaço cibernético?

A palavra cyberspace[1] foi utilizada pela primeira vez na literatura por Willian Gibson no conto Burning Chrome, de 1982, e ganhou notoriedade na obra Neuromancer, do mesmo autor,publicada em 1984. Gibson imaginava a um espaço imaginário criado por uma rede de computadores universal contendo os mais diversos tipos de informações. (MONTEIRO, 2007). O tradutor da obra Neuromancer para a língua portuguesa afirmou que espaço cibernético é uma representação do universo abstrato da informação, possível de se alcançar apenas com a mente e com o uso da tecnologia. (ANTUNES apud MONTEIRO, 2007)

Posteriormente, associou-se à ideia de espaço cibernético com a Internet. Este é o caso de Levy (2000, p.92), que define espaço cibernético como “espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”.  Entretanto, autores da área de tecnologia distinguem os termos. Para estes autores a internet é apenas a interligação de duas ou mais redes de telecomunicações diferentes. Das diversas internets existentes, surgiu a grande rede mundial, que se denomina Internet (TANENBAUM e WETHERALL, 2011). 

Contudo, outros autores pensam de modo diverso e mais amplo. Para eles, o espaço cibernético não se confunde com a Internet. Cano (1999) define espaço cibernético como “uma metáfora para se descrever o território não físico criado por sistemas de computadores”. Benedikt, ao tratar sobre o espaço cibernético nos ensinou que:

Espaço cibernético é uma realidade virtual ou artificial multidimensional globalmente trabalhada em rede, suportada por computadores, acessada por computadores, gerada por computadores. Nesta realidade, para a qual cada computador é uma janela, objetos vistos ou ouvidos não são nem físicos nem necessariamente representações de objetos físicos, mas são, principalmente, na forma de caráter e ação, formados por dados, por pura informação. Esta informação deriva em parte das operações do mundo físico, natural, mas a maior parte dela deriva do imenso tráfego de informações que constitui os empreendimentos humanos em ciência, arte, negócios e cultura. (BENEDIKT apud CANO 1999, p.40)

 A definição mais recente encontrada na literatura é aquela proposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que definiu espaço cibernético como:

(…) um ambiente virtual, o qual não existe em qualquer forma física, mas sim, um ambiente ou espaço complexo resultante do surgimento da Internet, somado às pessoas, organizações e atividades em todo o tipo de dispositivos de tecnologia e redes que estão conectados a ele (ABNT, 2015)


[1] Cyberspace e suas variações ortográficas são traduzidas neste trabalho pelo termo espaço cibernético.