Espaço Cibernético

Reflexões: A sociedade da informação e o espaço cibernético

A sociedade da informação depende cada vez mais do espaço cibernético. Os indivíduos, os grupos, as empresas, os governos e as nações conectaram-se à Internet, compartilharam suas informações, seus softwares, seus sistemas e tornaram-se dependentes da troca, consumo e compartilhamento das informações ali compartilhadas.

A informação e o meio necessário para sua transmissão têm valor. A interação entre as pessoas e as organizações no espaço cibernético tornou-se necessidade. Aquilo que tem valor deve ser protegido, uma vez que indivíduos, grupos, empresas, governos e nações têm procurado fraquezas existentes no espaço cibernético para que possam conseguir vantagens em relação aos seus concorrentes ou oponentes. São inúmeros os exemplos que podem ilustrar tais situações: sistemas inoperantes, roubo de dados, vazamento de informações. Chama-se a atenção para os casos de monitoramento e espionagem realizados pela agência nacional de segurança norte-americana – NSA, amplamente divulgados no ano de 2013.

Por possuir valor, deve-se proteger o espaço cibernético das diversas ameaças existentes, e em especial daquelas que se originam no próprio espaço cibernético. A utilização da inteligência e contra inteligência é uma proposta que pode fornecer informações relevantes necessárias para a tomada de decisão e a estratégia de proteção dos ativos de informação.

Trata-se de uma relação complexa. Sempre que possível deve ser compreendida sob diversos ângulos: segurança e defesa; atacante, vetor e alvo; dolo e culpa; o ostensivo e o privado; o silêncio e a expressão; a responsabilidade e o anonimato; o legal e o moral; a estabilidade e a mudança; os chapéus brancos, pretos e toda diversidade de tons de cinza[1]. Todavia, por se tratar de um sistema complexo, este trabalho deve ser considerado a exploração de um recorte dos assuntos relacionados ao tema.


[1] Na área de inteligência militar e na comunidade de segurança da informação os atores são classificados por suas cores: oponentes são conhecidos como negros, os aliados como brancos e aqueles que não se sabe exatamente seus interesses como cinzas.